Apresentação – Os Antigos nas Revistas Curitibanas

Imagem de divulgação. @antigaeconexoes.

Olá, pessoal! Esperamos que estejam bem

Hoje retornamos com a nossa pesquisa temática periódica! A partir do próximo mês, vamos dar início às publicações dos textos aqui no blog. O tema da vez? A recepção de temas greco-romanos em periódicos curitibanos do início do século XX. Esse post tem como objetivo introduzir os conteúdos que virão, apresentando a vocês um pouco do nosso processo de escolha do tema. 

Como recorte temático dessas revistas e jornais, escolhemos por trabalhar com produções relacionadas ao simbolismo, dado o contexto literário, artístico, cultural e social da capital paranaense do período, no qual as referências à antiguidade são proeminentes. No entanto, desdobramos diversas questões que ultrapassam o movimento literário. Nossas escolhas dentre as edições das revistas nos possibilitaram organizar nossos textos conforme eixos que alinham reflexões críticas e estéticas literárias, estudos de caso de personagens paranaenses, imagens e figuras estampadas de liras e outros temas referentes a antiguidade.

Justificamos a escolha com base no trabalho de Maria Tarcisa Bega, Letras e política no Paraná: Simbolistas e anticlericais na República Velha (2013), no qual a socióloga apresenta sobre o papel dos poetas literatos simbolistas na construção política e cultural do estado. Ademais, enfatizamos a importância do trabalho da professora Dr. Rosane Kaminski, em seu levantamento de revistas ilustradas curitibanas, realizado entre 2008 e 2010, junto aos alunos da UFPR.

Desse modo, pretendemos com nossas publicações, expor ideias e referências que articulem os modos pelos quais esses escritores e ilustradores traziam o passado dito “clássico” para as páginas curitibanas, com ponderações não meramente artísticas, mas igualmente políticas. É, ao fim e ao cabo, uma forma de se pensar sobre os movimentos de recepção da Antiguidade no prisma da História Regional, perspectivando as maneiras pelas quais gregos e romanos figuraram em discursos para a concepção de uma identidade local para a Curitiba do início do século, além de possibilitar que conheçamos um pouco sobre a cultura e sociabilidade no cenário curitibano do século XX.

Para saber mais, fique de olho nas nossas próximas publicações! 

Referências

Revistas Curitibanas: http://www.revistascuritibanas.ufpr.br/apresentacao.php

BEGA, Maria Tarcisa Silva. Letras e política no Paraná: simbolistas e anticlericais na República Velha. Editora UFPR, 2013.

  • Heloisa Motelewski
  • Renata C. Oliveira

Deixe um comentário