
É com profundo pesar que nós, do Antiga e Conexões, informamos sobre o falecimento da Professora Margaret Marchiori Bakos, grande nome nos estudos da História Antiga e egiptologia no Brasil.
Abaixo, reproduzimos a nota de pesar da ANPUH Brasil, e deixamos nossos sentimentos a seus amigos, colegas e familiares.
“É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da professora Margaret Marchiori Bakos. Sua trajetória como historiadora foi marcada por estudos que viriam a tornar-se referência no campo da História Política e Ecônomica, bem como da História Antiga. Professora do curso de História da UFRGS, da PUCRS, bem como dos respectivos programas de pós graduação dessas instituições e, mais recentemente, da UEL. Foi assim responsável pela formação de diferentes gerações de historiadoras e historiadores.
Seu 1º livro, publicado em 1981, sob o título RS: Escravismo e Abolição trouxe contribuições fundamentais para redimensionar o peso da escravidão na sociedade sul-rio-grandense. Algo que seria definidor para o que posteriormente consolidou-se como campo de estudos do pós-abolição. Não obstante, nos anos 1990 e 2000 firmou parcerias, por meio da PUCRS com a Fundação Ford, em um programa voltado para o estímulo de pesquisas sobre experiências negras, bem como de formação de historiadoras e historiadores negras e negros. Esse ensejo foi responsável por pesquisas que hoje são fundamentais em torno da experiência negra no sul do Brasil.
Orientandas, orientandos e colegas solidarizam-se com os familiares e todas aquelas e aqueles que tiveram a oportunidade única de conviver com a professora Margaret Bakos.
Texto de Fernanda Oliveira – UFRGS”



Deixe um comentário