Olá pessoal, esperamos que estejam todos bem! Chegando ao fim de nossa trajetória no qual nos debruçamos na recepção dos Clássicos nas obras de Picasso, no texto de hoje iremos explorar a interpretação paranaense sobre Suite Vollard do artista malaguenho. Como apontamos no texto anterior, quando o Museu de Arte Contemporânea do Paraná trouxe em 1994 para o estado a exposição Suite Vollard – Série de 100 gravuras originais de Picasso, o Museu de Arte do Paraná propôs um projeto paralelo, produções artísticas da interpretação da obra Minotaure, Buveur et Femmes, este reunidos no catálogo Suite Vollard, Picasso – Uma Interpretação Paranaense, organizado pelo MAP no mesmo ano.

Minotaur, Drinker and Women (Minotaure, buveur et femmes). Coleção Vollard Suite. 1933. Fonte: Colby Museum of Art.
Este Minotauro da gravura escolhida aleatoriamente para subsidiar as produções dos artistas, ser ao qual já dedicamos um texto nesta série do nosso blog, possui contornos animados, quase humanos, e uma relação carnal e íntima com os demais personagens em que divide o apertado quadro, especialmente com as mulheres com quem compartilha olhares e toques. Como exposto por Lisa Florman (2000), o Minotauro de Suite Vollard, sensível à fisicalidade e visão, compõe um contraponto à sexualidade e desejo reprimidos pelo escultor das gravuras Sculptor’s Studio da mesma coleção. Este escultor, humano, mascara seu desejo por sua escultura, ou mesmo por sua modelo, em um aparente desinteresse. Este distanciamento entre autor e obra, fortemente impregnado no classicismo hegeliano, é, portanto, subvertido por Picasso que explora o desejo e erotismo contido pela racionalidade humana, sentimentos que são expostos visceralmente pela condição híbrida de Minotauro.
Reclining Sculptor and Model with Mask (Le Repos du sculpteur et le modèle au masque). Coleção Vollard Suite. 1933. Fonte: Colby Museum of Art.

Entre as interpretações que surgiram da gravura de Picasso para o catálogo e exposição itinerante do MAP, ecoaram aspectos do modo com que o próprio Picasso trabalhou os elementos da Antiguidade greco-romana, isto é, de um modo anticlássico, abstrato, com movimentação que se opõem à inércia, e expressões de sensações e sensualidade que desafiam simplificações. Assim, o olhar local da obra de Picasso presente nas obras reunidas no catálogo do MAP, além de iluminar a recepção do passado antigo mediterrânico pelo artista malaguenho, compõe uma boa despedida desta série temática de textos produzidas ao longo do semestre.

Catálogo: Suite Vollard, Picasso – uma interpretação paranaense.
Catálogo: Suite Vollard, Picasso – uma interpretação paranaense.


Catálogo: Suite Vollard, Picasso – uma interpretação paranaense.
- Luana Treska
Referências
Ferreira, Ennio Marques. Catálogo: Suite Vollard, Picasso – uma interpretação paranaense. Curitiba, Núcleo de Pesquisa e Projetos Arte Paraná/MAP, 1994.
Floorman, Lisa Carol. Myth and Metamorphosis: Picasso´s classical prints of the 1930s. Cambridge, MIT, 2000.




Deixe um comentário