INTEGRANTES

Alcindo de Paula
Mestrando em História pela UFPR, pesquisa a Recepção na arte brasileira do século XIX, com ênfase nas relações com Pompeia. Possui interesse nos campos dos Estudo da Recepção, História da Arte e História Antiga.

Felipe Daniel Ruzene
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Gastronomia e bacharel em Filosofia. Realiza pesquisas na área de História Antiga, com ênfase em Alimentação, Corpo e Modos de Vida na Grécia Clássica e Arcaica. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e afiliado da Associação Nacional de História (ANPUH).

Guilherme Bohn
Mestrando em História pela UFPR, pesquisa a recepção na obra do escritor argentino Jorge Luis Borges destacando as múltiplas identidades do mundo antigo a partir da figura grega de Homero.

Heloisa Motelewski
Mestranda em História pela UFPR, pesquisa a Recepção de Pompeia no Brasil a partir do filme “Os Últimos Dias de Pompeia”, de Arturo Ambrosio (1913). Seus temas de interesse passam pela História da América Latina, Estudos de Recepção, História da Arte, Cinema Silencioso, Orientalismos e História e Gênero.
Maria Eduarda Siqueira Leite

Graduanda em História pela UFPR, pesquisa a construção da imagem feminina na dinastia júlio-claudiana a partir da obra do historiador romano Tácito. Possui interesse nas áreas de História Antiga, História e Literatura, e Estudos de Gênero.

Renata Cristina S. de Oliveira
Mestranda em História pela UFPR. Estuda a recepção dos clássicos nas poesias e traduções de Paulo Leminski, dando enfoque nas relações entre espaço e temporalidade nas obras do poeta. Tendo estudado sua releitura das Metamorfoses do poeta romano Ovídio, a sua tradução do satyricon de Petrônio e atatualmente pesquisa as cartas trocadas entre Leminski e Régis Bonvicino.

Valéria Tessari
Doutora em Design e doutoranda em História pela UFPR, Mestra em Tecnologia e Sociedade/Mediações e Culturas pela UTFPR, graduada em Moda pela Universidade Regional de Blumenau e graduanda em Museologia na UNESPAR/EMBAP. É editora da revista dObra[s] e seus temas de pesquisa são história social da moda, história das mulheres, gênero em acervos museológicos, cultura material e cultura visual.












Camila Iwahata
Graduanda em História pela UFPR. Possui interesse pelos temas de religiosidade e gênero na área de história antiga.

Fábio Vinicyus Gessinger
Graduando em História (Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (2023-atual). Atualmente faz iniciação científica de forma voluntária, a pesquisa em desenvolvimento tem como título: “A recepção do budismo nas cartas entre Kerouac e Ginsberg de 1952 a 1956 e uso da religiosidade na construção de um imaginário anarco-místico da contracultura”, sendo orientado pela Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni. É integrante do grupo de pesquisa ‘Entre Pompeia e Curitiba: estudo de caso de Epigrafia e Literatura Romana e sua recepção no Brasil”, na linha de Estudos Clássicos.

Gabriela Beduschi Guadagnin
Graduanda em História pela UFPR. Possui interesse em pesquisas da área de história das mulheres, estudos de gênero e sexualidade e preservação da memória.

Isabela de Oliveira Fedorovicz
Graduanda em História pela UFPR. Tem interesse em pesquisas na área de História Antiga, em especial sobre a história das mulheres e literatura.

Luana Treska
Mestranda em História pela UFPR. Desenvolveu pesquisa sobre Recepção de Ísis a partir das pinturas parietais no Templo de Pompeia da deusa egípcia. Participou de projetos de Iniciação Científica e Extensão. Atualmente pesquisa questões de Recepção, Gênero e poder na joalheria de estilo arqueológico. Seus temas de interesse incluem estudos de Recepção, Usos do Passado, Arqueologia, Gênero e História da Arte.

Renata Senna Garraffoni
Doutora em História pela Unicamp e professora de História Antiga no Departamento de História da UFPR desde junho de 2004. Estuda o Império Romano, em especial a cultura popular a partir das inscrições de parede e dos jogos de gladiadores. Por gostar muito de arte e literatura do século XX, também pesquisa a presença dos gregos e romanos na obra de poetas de Curitiba ou que por lá viveram.
